Loco'Motive

O Cavalo de Ferro

by Custom Circus

Apresentação

 

   Em parceria com a Fundação do Museu Nacional Ferroviário, a Câmara Municipal do Entroncamento, a Câmara Municipal de Oeiras, as Infraestruturas de Portugal, entre muitas outras instituições e empresas, esta aventura artística da companhia Custom Circus trouxe para Oeiras uma incrível locomotiva a vapor Borsig de 1903 a qual foi integrada numa instalação escultural situada na entrada dos Nirvana Studios – O Centro Cultural Alternativo, de forma a permanecer visualmente disponível a todos os utentes da histórica Estrada Militar.

 

Mensagem

 

  As cerca de setenta toneladas de arte da peça Loco’motive serão dedicadas principalmente aos Motociclistas; pois no Século XIX a locomotiva a vapor surgiu como o primeiro veículo motorizado, merecendo o nome de Cavalo de Ferro; mas décadas depois foi o motociclo que encarnou esse título. Assim, nesta instalação artística, os Custom Circus vão capturar, através da sua estética pós-apocalíptica, o momento em que o Motociclista passou a simbolizar a liberdade sobre rodas.

Conceito e Estética

 

  Interligando a arqueologia industrial com o imaginário Steampunk, a obra Loco’motive integrará definitivamente a galeria outdoor dos Nirvana Studios; uma vasta colecção que disponibiliza gratuitamente aos visitantes, 365 dias por ano, a visualização presencial ou digital de mais de noventa peças realizadas pela companhia, oriundas dos seus espectáculos, tournées, cenários, vídeos e exposições.   

 

   Conceptualmente, a instalação terá o objectivo plástico de contornar simbolicamente o elevado estado de degradação actual da locomotiva que já não permite qualquer recuperação museológica. Porém, numa perspectiva arqueológica-industrial mais sonhadora, esta majestosa máquina de outros tempos será interligada com a ficção especulativa, performativa e literária dos Custom Circus; o que permitirá prolongar indefinidamente a vida desta velha máquina.

 

   Devidamente enquadrada numa comunidade artística, protegida e exposta de forma panorâmica, este elemento central de revolução industrial será uma obra tridimensional que encantará várias gerações, com o seu legado do nosso passado da era do carvão.

 

   Até à data, esta locomotiva já foi uma das protagonistas do segundo livro da série Custom Circus “Raus Human”, e do tema “Pagan Vice” da banda sonora original do espectáculo Absurdium. Brevemente, desempenhará o principal papel no registo televisivo Loco’motive, um documentário realizado pela produtora Action 300 que acompanhará todas as etapas desta aventura, até ao culminar do evento inaugurativo que será programado em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras.

 

Curadoria

 

  A importante missão de curadoria será assegurada por Silvana Bessone, destacada representante da esfera museológica nacional e directora do Museu Nacional dos Coches; um incontornável polo cultural que já apresentou ao público a arte dos Custom Circus numa longa temporada, e que brevemente integrará na sua colecção uma obra retro futurista desta companhia.