Projectos

centrais

TEATRO custom café

(since 2012)

Sala de espectáculos e eventos, teatro transdisciplinar e plataforma de acolhimento artístico para parcerias nacionais e internacionais. 

Este espaço foi outrora o paiol principal do antigo quartel militar que em Dezembro de 2003 foi comprado em ruínas pela companhia Custom Circus com auto financiamento. Ao restaurar este paiol a companhia visava transformá-lo no seu próprio teatro, no entanto, devido às constantes dificuldades económicas e muito trabalho itinerante a sua construção faseada prolongou-se por 8 anos. Mas a perseverança fez milagres! O Custom Café, o misterioso teatro que várias vezes esteve condenado a não existir, inaugurou finalmente em março de 2012 com o espectáculo Le Cabaret Rock, produção intensiva que recebeu mais de 40 mil espectadores em 2 anos consecutivos, assinando assim a residência desta troupe de génese nómada.
 
A sua envolvência transcende o espaço teatral convencional e a transição do imaginário underground da companhia para esta sala foi o resultado de uma história genuína tão cenográfica que as estéticas que os Custom Circus representaram em tantos anos de estrada invadem o visitante, desde o Dieselpunk ao Bizarre Chic e ao Steampunk.

Link: 

 customcafe.p

Contacto: 

 customcafe@customcafe.pt 

salas de ensaio-BAND BOX

(since 2007)

Salas preparadas para Bandas, Músicos, Roaddies, Backline, Tour HQ, Pré Shows e Parcerias nacionais e internacionais.

Para saber disponibilidade de entrada na comunidade, enviar apresentação resumida do projecto para:

 geral@nirvana.pt 

O conceito Band Box gerou um colectivo com mais de 60 salas de ensaio com cerca de 200 bandas residentes que formam a mais activa comunidade de músicos no nosso País desde 2008, fazendo com que o nome Band Box seja hoje em dia sinónimo de sala de ensaios em Portugal, Espanha e Países de língua oficial Portuguesa.

Link Video: 

 Band Boxes 

 

Esta ideia surgiu muito antes dos Nirvana Studios existirem, algures em 1995 quando dois dos futuros fundadores dos Custom Circus negociavam velhas motos Harley-Davidson nos USA; numa sucata perto de El Paso-Texas, viram bandas a ensaiar em contentores decrépitos que não eram bem salas de ensaio mas sim clubhouses. Esta visão deixou-os fascinados e ficou sempre à espera da oportunidade.

Assim, quando os Nirvana Studios emergem em 2004, os Custom Circus concebem um protótipo ao qual chamaram ironicamente Band Box* para dar aos músicos da troupe as condições e um conforto que não estavam habituados a ter. Mas foram necessários 3 anos de tentativas com arquitectura upcycling e testes de vários materiais reciclados para finalmente em 2007 o nome e a marca serem patenteados e a 1ª banda a aderir ao projecto, os Easyway, receberem a Band Box nº01. Nesse mesmo ano o conceito acendeu logo um rastilho no panorama do rock nacional com dezenas de bandas a pedir “asilo político” no Nirvana Boulevard. Foi graças a todos estes artistas, produtores e técnicos que a cena Band Box se consolidou tournée após tournée, nos backstages de festivais, em jam sessions, gravações e nos palcos que cada Nirvaniano percorreu.

* Porque originalmente o nome Band Box designava O camião da banda numa metáfora entre "carroçaria & caixa", devido ao facto dos Custom Circus tocarem ao vivo em cima dos seus camiões, fosse em espectáculos estáticos ou deambulantes.

Link Video: 

 Teatro Sobre Rodas 

histórico de BANDAS 

Bem vindos a esta enorme família que já ultrapassou a incrível barreira de mil projectos e que desde 2008 forma a comunidade de músicos mais activa de Portugal.

Tal facto deveu-se à visão, coragem e trabalho de todos estes artistas que entre ensaios, videoclips, concertos e tournés forjaram a mística do Centro Cultural Alternativo. Sobreviventes ou não estas bandas fazem parte da nossa história, mas com uma média anual superior a 200 bandas residentes e mais de 100 outras nacionais e internacionais em trânsito, nunca nos foi possível referenciar todos os projectos desenvolvidos nesta comunidade. Se o teu grupo também trabalhou, residiu ou reside nos Nirvana Studios e não está aqui presente podes adicionar-te ao nosso facebook com a info do nome da banda, o ano de entrada e o estúdio:

 facebook.com/nirvanastudios66  

ou

 geral@nirvana.pt 

Link:

 Histórico de Bandas 

RESIDÊNCIAS-Custom Ville

(since 2017)

Bungalows para residência de Artistas, Estudantes e parcerias nacionais e internacionais.

Para saber disponibilidade de entrada na Comunidade, enviar apresentação resumida para:

 geral@nirvana.pt 

A utopia é como a Arte, está nos olhos de quem a vê! O Custom Ville é utópico dirão alguns e é verdade pois foi pensado nesse sentido. Porque não construir residências conceptuais como se fosse a temporada de um espectáculo, em que tudo não passa de cenários e ilusão? Afinal, quando aqui chegámos este espaço já tinha sido um quartel fantasma e talvez um dia volte a sê-lo…

Aqui inspirámo-nos no interior dos nossos camiões e roulotes e por isso estes bungalows, construídos com antigos contentores militares numa arquitectura Upcycling & Road Culture são dedicados para quem vive além do banal conforto quotidiano, gente que não ganha raízes na monotonia e que nos enriquece com as suas experiências. O Custom Ville é um porto de passagem, pequeno e simples por dentro mas vasto na história de quem fez parte desta aventura chamada Nirvana Studios.

COLECTIVO-art express

(since 2008)

Espaços preparados para Músicos, Bandas, Dj's & Vj's, Produtores, Agentes e conceitos multimedia vocacionados para a exportação e importação das artes.

Para saber disponibilidade de entrada na comunidade, enviar apresentação resumida do projecto para:

 geral@nirvana.pt 

O conceito Art Express é uma instalação artística por dentro e por fora; por dentro é Humana pois fervilha de actividade a tempo inteiro graças aos colectivos multidisciplinares que nela trabalham; e por fora é uma plataforma conceptualizada como exposição permanente. O elemento estrutural da edificação envolve 30 contentores ex-militares num comboio simbólico de livre exportação e importação da arte e da paz. A maior parte do processo de construção seguiu a filosofia  Upcycling, valorizando o reaproveitamento de materiais obsoletos numa vertente eco-arquitectónica.

No ângulo de intervenção plástica o Art Express expande-se em duas linhas longitudinais, sendo a 1ª linha dedicada às estrelas do Muro da Fama que destaca personagens do panorama das Artes que directa ou indirectamente, ajudaram na consolidação da comunidade Nirvana Studios e onde o termo "fama" é utilizado para nivelar a arte alternativa com a convencional. A 2ª linha no topo dos contentores, evoluirá ao longo do tempo numa sucessão de esculturas dedicada aos Espectáculos, Tournées e Cinema.

nirvana boulevard